Se você conhece a Rabaterapia, sabe o quanto a gente é fã de balançar a raba. Mas dançar vai muito além de apenas mover o corpo ao som da música, é uma atividade que pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde física e mental. Fora que é uma maneira muito divertida e eficaz de melhorar o seu bem-estar.
Fazer exercícios físicos com regularidade é super importante para termos um corpo e mente saudáveis, mas não é todo mundo que se dá bem com uma rotina de academia e musculação, por exemplo. Por isso, encontrar uma prática que você gosta é essencial para criar o hábito e desfrutar das vantagens que as atividades físicas trazem – e é aí que entram as aulas de dança.
Bastante dinâmicas, essas aulas são uma forma divertida e muito eficaz de trabalhar o condicionamento físico, aliviar o estresse e fortalecer a musculatura. Quer saber mais? Então, se liga:
Benefícios físicos das aulas de dança
Vamos começar pelo aspecto mais óbvio? Dançar faz muito bem para o corpo, mas os principais benefícios são:
- Melhora a coordenação e o equilíbrio: durante as aulas de dança, você trabalha a coordenação motora e o equilíbrio, o que pode ajudar a prevenir quedas e lesões.
- Fortalecimento muscular: os movimentos da dança envolvem diferentes grupos musculares, proporcionando um ótimo treino de força e ajudando a tonificar o corpo.
- Aumento da flexibilidade: os alongamentos e movimentos fluidos da dança ajudam a aumentar a flexibilidade, o que pode melhorar a postura e reduzir a rigidez muscular.
- Queima de calorias: dançar é uma excelente forma de exercício cardiovascular, ajudando a queimar calorias, promovendo a perda de peso e a melhora da saúde do coração.
Benefícios mentais das aulas de dança
Não menos importantes são as vantagens que dançar oferece para a mente. Sim, porque mais do que cuidar do corpo é super importante atentar para a nossa saúde mental, já que um corpo são é igual a uma mente sã, e vice-versa!
Vamos aos benefícios:
- Redução do estresse: a dança é uma ótima maneira de liberar tensões e reduzir o estresse acumulado no dia a dia. O movimento rítmico e a música podem ajudar a acalmar a mente e promover um estado de relaxamento – ou seja, balançar a raba é uma ótima forma de liberar o estresse!
- Estímulo cognitivo: aprender novos passos e coreografias desafia o cérebro, estimulando a memória e melhorando as habilidades cognitivas. Pense que oferecer esses “exercícios” para a sua mente faz com que ela se mantenha ativa e saudável a longo prazo.
- Aumento da confiança: conforme você ganha habilidade e se sente mais confortável dançando, a sua autoconfiança também aumenta. Isso se reflete não apenas na pista de dança, mas também em outras áreas da sua vida.
- Socialização: acredite quando a gente fala que as Rabas são apaixonadas umas pelas outras! As aulas de dança oferecem uma oportunidade única de conhecer novas pessoas e fazer novas amizades. No contexto dos imigrantes, isso ganha importância extra, principalmente se você é recém-chegada no Canadá e não sabe por onde começar o seu círculo de apoio.
Ok, deu para entender que dançar é uma forma maravilhosa de cuidar de você, né? Agora, tudo o que você precisa é escolher um ritmo que faça sentido para você e, pronto!, já pode começar a colher os benefícios. Aqui na Rabaterapia, oferecemos aulas de Pop Funk, Jazz Funk e Divas Pop, três modalidades incríveis que vão fazer você se apaixonar por balançar a Raba. Clica aqui para conferir a nossa grade de horários e agendar a sua primeira aula.